terça-feira, 15 de maio de 2007

Sub-19 FC Porto 2 – 0 Sporting



Multidão para ver um clássico do futebol de Formação. Foi perante 2 mil pessoas que os Juniores do Porto venceram o Sporting na 3ª jornada da fase final deixando assim a equipa Leonina na terceira posição ao virar da primeira volta.

Num jogo bem disputado, e com varias oportunidades de golo para ambas as equipas os Dragões venceram na eficácia, com um Sporting dominador e um Porto controlador assistiu-se a um belo jogo e ao desempenho de grandes jogadores.

Com uma entrada forte o Sporting demonstrou claramente quais as suas intenções e o como as iria tentar alcançar, e também como seria de esperar o Porto demonstrou um bom conhecimento do adversário e qual seria a forma de o controlar. O Sporting demonstrou um fantástico jogo ofensivo, com princípios de posse e circulação de bola muito fortes, com os três elementos do meio campo a demonstrar uma qualidade individual muito boa, com destaque para a importância de João Martins em todo este processo, pois é o condutor de todo jogo ofensivo, dividindo os momentos e ritmos de jogo Leonino.

Do lado Azul o objectivo era claramente controlar e não dominar, pois não seria fácil faze-lo perante tanta qualidade. Com transições para ataque sempre em ataque rápido e procurando claramente os desequilíbrios do Sporting, o Porto controlou e foi deixando a defensiva adversaria em alerta constante.

O jogo “abriu” com o golo Azul, obtido por Fredsson de livre directo, onde Rui Patrício tem responsabilidades pois a bola entra do seu lado e pelo chão. Na resposta o Sporting desperdiça uma oferta de Bura, que com um atraso mal medido isola Adrien que permite a defesa da tarde a Ventura. Rui Pedro dispõe logo de seguida de uma oportunidade de golo feito, permitindo a defesa de Rui Paricio, era sem duvida a parte mais intensa do jogo, com o Sporting a dispor de nova oportunidade e de seguida Rui Patrício a ser novamente chamado para uma excelente intervenção após cabeceamento de Ukra.

O Sporting pegava definitivamente no jogo, com uma circulação de lucho só contrariada por um bom trabalho de todo sector defensivo e dos dois pivot, Edson e Castro, Ukra do lado direito e Hugo do lado esquerdo, eram as referências para as saídas nos corredores laterais, enquanto Tiago e Rui Pedro eram responsáveis pelas saídas em profundidade.

Na segunda metade o Sporting entrou menos intensivo e com menos objectividade na circulação, mas continuava a dominar, enquanto o Porto defendia mais baixo e com menos capacidade de saída, o desgaste de Tiago e Ukra tinham influência nesta quebra. Foi neste momento menos intenso do jogo que Porto consegue o segundo golo, com um cruzamento telecomandado Ukra assiste Fredsson que ao segundo poste termina com o jogo.

O Sporting fez uma última tentativa que permitiu a Ventura mais uma boa intervenção respondendo a uma tentativa de chapéu.
Candeias entrou para o lugar de Ukra e mas não soube tirar proveito de o Sporting jogar os ultimos minutos com três defesas e totalmente desiquilibrado, Monteiro no lugar de Fredsson deu força e capacidade de recuperação nas transições. .
.
.
.
.
++Positivo++

+ Exibição de Ventura, o melhor em campo, e uma afirmação perante a família Portista.
+ Meio-campo Sportinguista, todos eles de qualidade acima da media.
+ Organização defensiva Portista, só uma boa organização poderia sair deste jogo sem sofrer golos.
+ Ukra, entrega, disponibilidade, técnica… tantos atributos, um candidato a bebe da semana. Que acham??



--Negativo--

- Centrais do Sporting, o Porto agradece.
- Rui Patrício, responsabilidades nos dois golos.
- Jogo ofensivo dos Centais Azuis, fortes defensivamente, mas ofensivamente demonstraram grande intranquilidade.

4 comentários:

Madjer disse...

Sam, concordo com o destaque que dás ao Ukra.

Anónimo disse...

o andre e um belo jogador foi pena ter a lesao no joelho.

Anónimo disse...

Caro Sam, claro que estou de acordo com a generalidade do teu comentário ao jogo dos juniores. A beleza do futebol é mesmo essa. Todos podemos ter uma perspectiva um tanto ou quanto diferente, aqui ou ali, sobre o mesmo jogo. Parabéns pelo teu comentário.

Sam disse...

;) obrigado pela visita afs. abraço